Mentiras

Descobri que eu sou uma mentirosa.
Do meu ângulo de visão, sou uma contadora de histórias, e como eu disse, vou criando a vida como eu gostaria que ela fosse. Em outras palavras, eu minto, pra moldar a realidade à altura dos meus anseios. Eufemisticamente, diria que eu apenas distorço um pouco os fatos - para mais ou para menos - conforme a necessidade.
Ainda não tinha me dado conta de como eu desenvolvi essa prática até perceber que meu alvo preferido é o meu coração. Sou pós graduada na arte de mentir pra ele.

Para os outros, eu minto só para fazer o social.
Para os que amo, eu minto só o necessário - e essa prática é altamente lesiva para mim.
Para os que não me importo, eu minto para que eles achem que estão certos.
Para o meu coração, eu minto deliberadamente a qualquer momento, para mantê-lo iludido.

E agora que eu quero enxergar a verdade, meu coração se nega, me castigando pelo o que fiz com ele. Acho que ele declarou guerra à minha mente e essa briga entre razão e emoção está me deixando louca.
Por isso eu penso em mil planos pra mudar tudo - e continuo contando histórias pra mim.
Por isso eu choro todos os dias me questionando o porquê.
Por isso algumas músicas dizem tanto e eu as levo comigo.
Por isso eu preciso entender a verdade e cortar o mal pela raiz.
Mas na raiz do mal tem amor, que é algo tão forte e com tantas raízes que é muito difícil de cortar.

Acho que certas mentiras tornaram-se uma prática social: parece que certas verdades perdem a credibilidade quando são ditas. Mas entrei numa unidade de terapia intensiva e estou à espreita das mentiras que tento colar em mim. Cansei de mentir pra mim porque não quero mais mentir pra você [prática altamente lesiva. Fato.].

E quando o Centro tem cheiro de Nostalgia, eu olho pela janela pra ver o Porto e finjo que nada acontece.
Você estava lá e viu, e agora também sabe porquê.
Pelo mesmo motivo que eu continuo contando mentiras pra mim.
Pelo mesmo motivo que nos leva a falar em código mesmo quando estamos só nós dois.
Pelo mesmo motivo que me fez eufemizar o fato de eu estar tremendo quando eu peguei os caramelos. Assumo: estava tremendo e eu sei por quê.

Porque é dificil admitir a verdade.

Comentários

  1. Ah, sim, iludir o coração é tão natural quando respirar, para nós, meninas viciadas em amores platônicos...

    Mas isso é tão nocivo... porque quando a realidade aparece, o coração fica todo machucado, dolorido e, como o meu, arritmico.

    Ah, floorr.. queria dizer pra ti parar com isso, mas é tão hipócrita da minha parte esse pedido. Porque eu minto compulsivamente ao meu coração.
    Mas admitir a verdade é o primeiro e doloroso passo rumo à sobrevivência.

    ;*
    [escrevo isso cheia de lágrimas não derramadas nos olhos]

    ResponderExcluir
  2. Essa luta interna constante de razão e sentimento é presente na minha vida em inúmeros momentos. Mas como saber o que é a verdade? O problema está aí. Muitas vezes é uma questão de olhar. O que parece certo e positivo agora pode ser tornar errado e negativo depois. Vivemos na busca pela satisfação imediata e isso acarreta tantos paradoxos.
    Mas chega de filosofar. xD
    Muito bom, Rafa.
    =*

    ResponderExcluir
  3. Mentir a si é pecado? : )

    Essa luta interna de que falou acima
    é tema do poema "Na balança",
    publicado hoje em minha confeitaria poética.

    Beijo,
    Doce de Lira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kintsugi

E será assim sempre...

Ventania